top of page

SOBRE O CINEMA INDIANO

O cinema indiano é a maior indústria cinematográfica do mundo, em 2017 chegou a produzir 1.986 longas-metragens. Em cada 3 meses um público tão grande quanto a população da Índia visita as salas de cinema. Os filmes indianos são populares em várias partes do mundo, especialmente em países com comunidades indianas de tamanho significativo.

Você já se perguntou como tudo isso começou? Você sabia que existem várias produtoras de filmes de acordo com a região que ele foi feito?

Iremos falar um pouco sobre a história e características dos filmes indianos, aproveite e mergulhe nesta maravilhosa fábrica de histórias que nos fazem, rir, chorar, se emocionar e sonhar.

HISTÓRIA

O cinema foi introduzido na Índia no dia 7 de Julho de 1896. Começou com a apresentação de alguns filmes dos irmãos Lumière, no Hotel Watson em Bombaim (atualmente Mumbai). O silencioso Raja Harishchandra de Dadasaheb Phalke (1913) é o primeiro longa-metragem feito na Índia. Na década de 1930, a indústria produzia mais de 200 filmes por ano. O fato mais importante ocorreu em 1931 quando foi lançado o primeiro filme sonoro indiano Alam Ara, do diretor Ardeshir Irani. Este filme foi dublado em hindi e urdu e foi um grande êxito, iniciando uma revolução no cinema indiano. O seu sucesso fenomenal levou muitas outras produções a incluírem canto e dança em seus filmes.

Os filmes indianos possuem algumas peculiaridades dentre elas, está conectada a indústria que fez o filme, na Índia temos produções,bengali, tâmil, bollywood, telugu, marata, malaiala, canará e etc.

Vamos acompanhar aqui quais são essas diferenças e a importância de cada uma no cinema indiano.

DaBNS9PVAAAu7oD.jpg

CONFIRA MAIS SOBRE O CINEMA INDIANO

bottom of page